terça-feira, 18 de março de 2008

2º Passo - O passaporte

Já que eu tomei a decisão de ir viver em outro pais, a primeira providência que tenho que tomar com relação a documentação e tirar o passaporte, visto que nunca fiz uma viagem internacional "Só conheço a minha terra"... então a quase india em dezembro fez o agendamento pela internet para tirar o bendito passaporte, após preencher o extenso formulário ficou agendado para comparecer ao departamento da polícia federal com taxa paga (R$ 156,00) dia 13/02/2008, ás 13h20min, então 30min antes do bate horário eu já estava lá, sentadinha esperando ser chamada... Fui atendida antes do horário ás 13h10min, o processo todo demorou uns 20min, tirou foto, pegou as digitais de todos os dedinhos e pronto. O agente muito simpático por sinal me entregou o formuário e informou que o eu poderia pegar passaporte no departamento polícia federal no aeroporto a partir dia 21/02/2008, no horário de 7h às 11h. No dia 22/02/08 ás 9h da manhã eu já estava lá aeroporto sentadinha esperando ser chamada pela senha, esperei 1h pra ser atendida, mas sai de lá com o passaporte na mão e com a sensação de mais uma etapa cumprida.
Agora estou providenciando a documentação para solicitar o visto, espero que até abril/2008 esteja enviando a documentação para o escritório da Imigração em São Paulo que será a terceira etapa da minha jornada.

À bientôt

Nenhum comentário: